AQUISIÇÃO DA ESCRITA



Uma questão recorrente para muitos pais durante diz respeito ao período ideal para apresentar a leitura e a escrita para seus filhos. Nesse período, ocorrem várias comparações entre crianças, o que, muitas vezes, desperta dúvidas em relação ao (bom) desenvolvimento de cada uma delas. Mas é importante saber que cada criança entra no mundo das letras de modo diferente, como aconteceu com sua entrada na linguagem oral, mas com algumas diferenças. Embora a criança entre em contato com a escrita desde muito cedo: na rua, internet, com a leitura de jornais e revistas pelos pais, a aquisição se dá pelo processo de escolarização. É na escola que ela formaliza o contato com a leitura e a escrita.


Geralmente, ela adentra no mundo da escrita antes de começar a ler. Por meio dos desenhos, por exemplo, começa a esboçar « desenhos de letras » e, aos poucos, o alfabeto aparece, depois as sílabas e, por fim, as palavras. É importante lembrar que esse não é um movimento necessariamente evolutivo. Muitas crianças « voltam fases » consideradas por nós superadas, mas essa retomada é totalmente normal e esperada, afinal, ela está adquirindo novas simbologias e formulando hipóteses para tal.


O caminho para a leitura e escrita é tortuoso e não para na aquisição de palavras e construção de frases.