A multimodalidade na fala da criança



O termo multimodalidade refere-se à combinação de diferentes elementos utilizados na comunicação humana, como gestos, olhar, ações, expressões faciais, melodia da fala.... Todos esses elementos multimodais são importantes para a compreensão entre falantes, especialmente no discurso da criança, que possui ainda poucos recursos verbais (léxico, sintaxe), fazendo uso da modalidade vocal (prosódia, qualidade da voz) e da modalidade gestual (gestualidade e expressões faciais) para se expressar.


Entretanto, os gestos não são usados de forma definida pelas crianças nos primeiros momentos de vida, mas ao longo do tempo o bebê vai dando os seus primeiros passos na produção gestual. Inicialmente, por volta do primeiro ano de vida, a criança é capaz de produzir ações comunicativas, ou seja, ações através das quais produzem sentido e comunicam intenções.


O gesto de apontar é especialmente importante no desenvolvimento da criança. Por volta dos 12-13 meses de idade a criança começa a fazer uso deste gesto para chamar a atenção do adulto em direção a um objeto ou evento específico. Esse gesto pode significar desejo de que o interlocutor faça algo (imperativo) ou apenas mostrar algo (declarativo).