Corpus
Desde 2008, os dados são colhidos regularmente (1h por mês) junto a 06 crianças, monolíngues e bilíngues, com perfil socioeconômico de classe média e classe média alta. Essas crianças são registradas desde o nascimento e serão acompanhadas até os 7 anos, preferencialmente em ambiente familiar, naturalístico, com a presença dos pais, mas há também dados em situação escolar.
O conjunto de dados é composto por:
i) vídeos coletados por curto período de tempo: Mar., 2;5 a 3;2 anos (bilíngue, PBfrancês); C., 6;10 a 8;11 anos (bilíngue, PB-espanhol); Me., 2;1 a 2;11 anos (monolíngue,PB); F., 5 a 6 anos (bilíngue, PB-espanhol); An., 1;1 a 2;9 anos (monolíngue, PB);
ii) vídeos coletados por um longo período de tempo: sete crianças monolíngues (G., S., M., Ma., L., O., E.), registradas do nascimento até os 7 anos de idade;
iii) vídeos coletados em meio escolar: S., 6;0 a 10;10 anos (portadora de paralisia cerebral quadriplégica distônica, conta com filmagens realizadas semanalmente, durante 1 hora e com produções escritas); 25 alunos do nono ano do Ensino Fundamental (14-15 anos), de uma escola particular de Sertãozinho, SP (duas aulas/debate registradas em vídeo, além de cerca de 100 produções escritas desses sujeitos, ao longo de 1 ano). (Del Ré, Hilário, Rodrigues, 2014)
As gravações desses dados seguem um rigoroso critério não apenas metodológico do ponto de vista da coleta de dados, mas do ponto de vista ético (Comitê de Ética) e do material utilizado para essa coleta: filmadoras semi-profissionais que registram em alta definição (o que aumenta o peso dos arquivos) e qualidade, pois o objetivo é que esse material seja incorporado (depois de terem sido transcritos, também a partir de uma convenção internacional, CHAT/CLAN) a uma base de dados internacional, o CHILDES (http://childes.psy.cmu.edu/).
Trata-se, portanto, de uma grande quantidade de material a ser armazenada para ser futuramente compartilhada com pesquisadores do Brasil e do mundo, seja para realizar pesquisas na área de Aquisição da Linguagem, (Psico)linguística, Psicologia, Educação, Fonoaudiologia, entre outras.
Esse conjunto de dados coletados desde 1996 passou a integrar então o banco de dados do grupo NALingua, em 2008, sendo publicados em teses, anais, capítulos de livros e artigos, pelos membros do referido grupo.