A Argumentação



Gustavo, 3 anos, está em casa, seu pai quer vesti-lo para levá-lo à escola, mas ele não quer, deseja ficar sem roupa, diz "porque é mais fresquinho" (ele levanta a blusa e passa a mão na barriga ao fornecer esse argumento).


A argumentação é um processo pelo qual a criança passa ao longo de seu desenvolvimento e que tem fundamental importância se pensarmos na contribuição que seu conhecimento traz na relação que a criança vai estabelecer com o outro, consigo mesma. Desde pequena, ela é confrontada com discursos nos quais é preciso convencer o outro daquilo que deseja fazer ou dizer. Esse processo inicia-se bem cedo, antes mesmo dos dois anos.


Muito importante para a construção do conhecimento e para o desenvolvimento do pensamento reflexivo, a argumentação possibilita a análise dos fundamentos e limites de nossos próprios argumentos e nos faz refletir e revisar nossos pontos de vista, quando eles são confrontados com pontos de vista opostos.


Desse modo, a argumentação pode ser considerada uma negociação entre perspectivas divergentes que necessita de três elementos para existir: 1) Argumento (ponto de vista e elementos de apoio); 2) Contra-argumento (ações verbais ou não verbais que desafiam o argumento) 3) Resposta (reações ao argumento e/ou contra-argumento - aceitação ou recusa do argumento inicial (LEITÃO, 2007a).