Pesquisadores


  • Alessandra Del Ré é docente da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Araraquara (FCLAr), Departamento de Linguística, onde leciona, entre outras, disciplinas da área de Aquisição da Linguagem. Coordena o grupo NALíngua (CNPq) e orienta vários projetos de pesquisa sobre a linguagem da criança (monolíngues e bilíngues). Publicou vários artigos, capítulos e livros sobre o tema, em especial sobre o humor infantil, a partir de uma perspectiva dialógico-discursiva na análise de dados longitudinais, em dados do francês e do português.

    http://lattes.cnpq.br/4188483346917822

     
  • Márcia Romero é docente da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Departamento de Educação e pesquisador vinculado à Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (membro do grupo de pesquisa NALingua, Departamento de Linguística). É vice-líder do grupo NALingua, tem experiência nas áreas de Linguística e Língua Portuguesa, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, interessando-se principalmente pelos seguintes temas: linguística da enunciação (Teoria das Operações Enunciativas), semântica lexical, ensino/aprendizagem de língua e aquisição de linguagem.

    http://lattes.cnpq.br/1851257666639782

     
  • Christelle Dodane é professora da Université Paul Valéry - Montpellier 3, onde leciona Fonética e Aquisição da Linguagem. É membro do laboratório PRAXILING e desenvolve pesquisas sobre prosódia na linguagem da criança, sobre o riso e humor na criança. Trabalha dentro de uma perspectiva quantitativa e qualitativa, em estudos longitudinais e semi-dirigidos, em francês e em português do Brasil.

    http://www.praxiling.fr/dodane-christelle.html?lang=fr

     
  • Paula Cristina Bullioé pós-doutoranda pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Araraquara. Possui pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Doutorado e Mestrado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Pesquisa questões de bilinguismo familiar e escolar dentro de uma perspectiva dialógico-discursiva na análise de dados de falas de  crianças em ambiente naturalístico (familiar) ou em escolas bilíngues - atualmente as principais línguas de estudo são o Português do Brasil, Inglês e Francês.

    http://lattes.cnpq.br/8569486628937999

     
  • Alessandra Jacqueline Vieira é Pós-Doutoranda pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Guarulhos. Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Araraquara. Realizou estágio de doutoramento na Université Sorbonne Nouvelle, Paris 3, de setembro de 2012 a agosto de 2013. Mestre na área de Linguística e Língua Portuguesa, com pesquisas em Aquisição da Linguagem (UNESP/ Araraquara) e aspectos do discurso.  Graduou-se  em Letras, com  habilitação em língua Italiana, em dezembro de 2007  (Bacharelado e Licenciatura), com diploma obtido na mesma instituição. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa e Redação no IFSP - campus São Roque (SP).

    http://lattes.cnpq.br/3470757521359273

     
  • Rosângela Nogarini Hilário Graduada em Pegagogia pela UNESP/FCLAr, doutora em Linguiística e Língua Portuguesa pela mesma universidade, na área de Aquisição da Linguagem. Concluiu estágio de doutorado na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, sob a direção das professoras Anne Salazar Orvig e Aliyah Morgenstern. Atualmente desenvolve uma pesquisa de pós-doutorado sob a supervisão da Profa. Dra. Márcia Romero, na UNIESP/Guarulhos, acerca da problematização e co-construção dos sentidos em sala de aula nas atividades de compreensão textual. Atua nos grupos de pesquisa NALíngua e GEALin, desenvolvendo junto a esses grupos um trabalho de coleta e transcrição de dados, a fim de constituir um banco de dados longitudinais em português brasileiro a ser disponibilizado na plataforma CHILDES. Tem experiência na área de ensino, tendo atuado como professora tanto no Ensino Fundamental quanto Superior. Tem diversos artigos e capítulos de livro publicados.

    http://lattes.cnpq.br/0552571325354423

     

Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB)

Carmem Luci da Costa Silva (UFRGS)

Marly de Bari Matos (USP)

Claudemir Belintane (USP)

Roseli Vasconcellos Sequeira Manoel (UNESP-FCLAr)

Eduardo Calil de Oliveira (UFAL)

Selma Leitão Santos (UFPE)

Gladis Massini-Cagliari (UNESP)

Zelita Caldeira Ferreira Guedes (UNIFESP)

Irani Rodrigues Maldonade (UNICAMP)

Eliza Maria Barbosa (UNESP-FCLAR)

Lourenço Chacon (UNESP- Marília)



Alunos


  • Angelina Nunes de Vasconcelos é doutoranda em Linguística no instituto de estudos da linguagem (IEL)  da universidade estadual de Campinas - Unicamp. Mestra pelo programa de pós-graduação em Psicologia Cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Com interesse em: Psicologia Cognitiva; Desenvolvimento Humano; Cultura e subjetividade; Argumentação; Aprendizagem; Aquisição da Linguagem; Prosódia e Fonética. Trabalhando atualmente com o tema do desenvolvimento da negação e características prosódicas da fala infantil.

    http://lattes.cnpq.br/4061413632710947

     
  • Rafaela Giacomin Bueno é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Araraquara. É mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela mesma instituição, onde também cursou licenciatura e bacharelado em Português, Espanhol e Inglês. Pesquisa questões de bilinguismo e de aprendizagem de espanhol (L2/LE) dentro de uma perspectiva dialógico-discursiva na análise de dados de crianças falantes de português brasileiro e de espanhol.

    http://lattes.cnpq.br/6782181909884652

     
  • Natália Aparecida Gomes Grecco é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Araraquara. É mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela mesma instituição, onde também cursou licenciatura e bacharelado em Português e Espanhol. Pesquisa questões de aquisição da escrita ligadas à argumentação e subjetividade em uma perspectiva dialógico-discursiva. Atualmente, atua como professora de redação e gramática no Ensino Médio.

    http://lattes.cnpq.br/8435289333359148

     
  • Patrícia Falasca é doutoranda pela Universidade Estadual Paulista (Unesp - Araraquara) e mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela mesma universidade, onde também cursou licenciatura e bacharelado em Letras (Português e Alemão). Realizou estágio de doutoramento na Universität Leipzig, na Alemanha, na área de alemão como língua estrangeira (DaF). Realiza pesquisa em Aquisição/aprendizagem de línguas, com foco em questões identitárias do aluno adulto de línguas estrangeiras, assim como no papel da argumentação nesse processo.

    http://lattes.cnpq.br/1212726503568501

     
  • Renan Alves Pereira é graduando no curso de Letras na UNESP, campus de Araraquara, com formação em língua portuguesa e francesa. Desenvolveu no ano de 2014, um projeto de iniciação científica na área de Semiótica. No ano seguinte, 2015, pesquisou a implementação de um recurso didático a partir da pedagogia Freinet, em uma escola pública na cidade de Araraquara, interior de São Paulo. É autor dos documentários "África por Eles" e "Ninguém fala essa norma padrão". Atualmente, participa do grupo de pesquisas em Aquisição da Linguagem, da FCLAr (GEALin) e desenvolve um documentário sobre o tema.

    http://lattes.cnpq.br/0834619924490720

     
  • Andressa dos Santos Mogno é mestranda pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", no programa de Linguística e Língua Portuguesa, sob a orientação da Professora Drª Alessandra Del Ré. Pesquisa em Linguística com a ênfase em Aquisição da Linguagem. Tema principal: A referência de primeira e terceira pessoas na fala de uma criança monolíngue: marcas de singularidade. Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", com habilitação de licenciatura plena em Português/Espanhol e Bacharel com foco em Linguística - Pesquisa de Iniciação Científica com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Ferramenta metodológica - CHAT/CLAN e transcrição de dados.

    http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4329834P8

     
  • Ananda Brasolotto De Santis é graduanda em Letras na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Araraquara. Realiza pesquisas junto ao grupo, particularmente nas áreas de bilinguismo e humor na linguagem da criança. Atua como professora de português e de línguas estrangeiras em uma escola particular e no projeto da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI).

    http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4412944P0

     
  • Roseli Vasconcellos Sequeira Manoel é pesquisadora na área de Aquisição da Linguagem e Patologia de Linguagem, pós-doutoranda ligada ao Departamento de Linguística da UNESP de Araraquara, pesquisa a aquisição da linguagem em sujeitos que não oralizam com paralisia cerebral. Possui graduação em Fonoaudiologia pela USP e em Letras pela UNESP de Araraquara, mestrado e doutorado em Linguística e Estudos da Linguagem pela PUC/SP. Tem experiência na área clínica fonoaudiológica com ênfase em linguagem e paralisia cerebral e comunicação alternativa. Atualmente é professora substituta do curso de Letras da UNESP de Araraquara.

    http://lattes.cnpq/9807120540151982

     
  • Ana Luísa Coletti Ricci é graduanda em Letras (licenciatura e bacharelado) UNESP/Araraquara, com habilitação em francês. Tem experiência em língua inglesa (certificado de proficiência FCE pela Cambridge). Escritora, possui quatro romances policiais e de suspense publicados: Morte na Ópera (2011), O Sacrifício (2012), Diamante Negro (2014) e Nêmesis (2015-versão digital), membro da Academia Araraquarense de Letras. Desenvolveu pesquisa na área de Semiótica e Literatura comparada no ano de 2015-2016 (O Romance do Assassino - descaracterização e inovação do gênero policial). Atualmente pesquisa questões sobre a argumentação na Aquisição da Linguagem.

    http://lattes.cnpq.br/3948476989808623

     
  • Letícia da Silva Gonçalves é graduanda em Letras - Inglês (Bacharelado e Licenciatura) na Faculdade de Ciências e Letras em Araraquara (FCLAr), na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Pesquisadora de iniciação científica do grupo NALingua (CNPq), subgrupo GEALin (FCLAr), com o projeto intitulado "Aquisição/aprendizagem de inglês em uma escola bilíngue do estado de São Paulo: o caso de três crianças brasileiras em uma sala da educação infantil". Possui interesse em áreas de Aquisição da Linguagem, bilinguismo e educação bilíngue.

    http://lattes.cnpq.br/6257851381283333

     

Clara Moreira Molinari



Técnico/Pesquisador


Rúbens Antônio Rodrigues