A referência na criança



Gustavo, aos 2 anos, falando da própria bermuda: "do Gu"


Madeleine, 2 anos e 1 mês: : "eu vai tirar o teu cachecol" (diz "teu" ao invés de "meu")


No processo de aquisição de linguagem, a criança se refere a ela mesma de diferentes formas: inicialmente por pronomes possessivos "meu", em seguida pelo nome próprio (Ex. "Marina") e, posteriormente, pelo uso do pronome de primeira pessoa "eu".


O uso dos pronomes pela criança aparece mais tarde porque é parte de um processo lento e gradual, pois demanda esforços significativos de maturação cognitiva, de mecanismos linguísticos e de elaboração psíquica. O sistema pronominal é, desta forma, complexo para a criança, uma vez que depende da enunciação. É preciso que ela aprenda a reconhecer que "eu" e "você" se invertem em função de quem fala etc.


Consideramos que a criança passa a usar as formas para se referir a ela mesma e ao outro a partir do diálogo com um interlocutor mais experiente, seja um adulto ou uma criança mais velha. Isso porque é nesse diálogo que a criança tem amostras vivas das formas de auto referência, como também de referência ao outro (como, por exemplo, com o uso do pronome de 2ª. pessoa - "você").